About  |  Issues  |  Current issue  |  Submissions  |   Instructions for reviewers  |   Subscriptions  |   Partners  |  News  |  Academic indexing  |  Contact
Tropical Conservation Science
Dezembro 2015 | Vol. 8 | Issue 4 | paginas 863 - 1139




Editorial Short communications
    Viabilidade do uso de armadilhas com isca de cabelo perfume para monitorar populações de carnívoros na península da Malásia
    975-982
    Laurie Hedges, Damian S. Morrant, Ahimsa Campos-Arceiz and Gopalasamy Reuben Clements
    A recolha de amostras de materiais de origem animal que contêm DNA pode permitir que os cientistas para obter insights valiosos sobre as populações de espécies de carnívoros ameaçados de extinção. Isso pode incluir a descobrir quantas pessoas permanecem em uma população e se ela está aumentando ou diminuindo de tamanho ao longo do tempo. No entanto, encontrar amostras de material genético de mamíferos carnívoros em florestas tropicais é notoriamente difícil. Uma forma potencial de combater este problema é atrair pessoas para as estações, com isca de cheiro que poderia incentivá-los a esfregar em esteiras especialmente colocados. Estas esteiras poderiam coletar cabelos contendo DNA utilizável que poderiam então ser utilizados pelos pesquisadores para monitorar populações de carnívoros. Nós testamos este método nas florestas da península da Malásia, usando cheiro ácido gordo ou fragrância masculina como isca e armadilhas da câmera para monitorar reações carnívoros. Fricções bem sucedidos foram registrados para indivíduos solteiros de duas espécies - o tigre Malayan e leopardo nebuloso. Este estudo sugere que as armadilhas com isca de cabelo perfume poderia manter a promessa para investigar certas questões ecológicas que requerem análise de DNA na península da Malásia. Pesquisas adicionais são necessárias para elucidar plenamente o potencial desta técnica para o monitoramento de grandes carnívoros conservação.

    Tolerância de alta temperatura pelo ameaçadas mexicano Mayflower Laelia speciosa orquídea
    983-991
    Whaleeha Gudiño, Irene Ávila-Díaz, Ken Oyama and Erick de la Barrera
    A mudança climática na região neotropical: será esta orquídea suportar o calor? A orquídea Mayflower (Laelia speciosa) é uma planta muito apreciado a partir de florestas de carvalhos mexicanos. Além de produzir belas flores, um suco é obtido a partir desta planta que, misturado em uma pasta com a haste do milho medula, é usado para criar arte religiosa encontrado em igrejas por todo o México. Para contador (principalmente) de abate ilegal, muitas pessoas podem ser gerados em laboratório. No entanto, os cenários de mudanças climáticas indicam que, precisamente, florestas de carvalhos estão entre seus ecossistemas mais ameaçados no México. Biólogos do UNAM e da Universidade de Michoacán determinado se a orquídea Mayflower será capaz de se sair dessas temperaturas mais elevadas, especialmente durante períodos quentes, tende a se tornar mais comum. As plantas produzidas em laboratório e as plantas selvagens tinha tolerâncias de calor semelhantes, sendo capaz de sobreviver à exposição a temperaturas de até 124 ºC, desde que a temperatura média não exceda 77 ºC. No entanto, se a temperatura média atinge 86 ºC, as plantas de laboratório morrer quando expostos a um mero 104 ºC e as plantas selvagens a 113 ºC. A orquídea Mayflower deve ser capaz de lidar com as novas condições ambientais esperados para ocorrer durante o presente século, desde que os cenários mais extremos não se concretizem.

    Voltando para casa: estratégias dos movimentos de aves Sub-andinos em uma paisagem modificada
    992-998
    Marcela Suarez-Rubio, Carolina Montealegre, Luis Miguel Renjifo and Swen C. Renner
    Birds mover para encontrar comida, abrigo e de nidificação sites. Se, por exemplo floresta não é contínua, o movimento do pássaro pode ser dificultada ou mesmo interrompido completamente quando a floresta termina - um problema para muitas espécies de aves, devido à crescente perda e fragmentação do habitat. Nos trópicos, habitat da floresta desaparece em níveis muito elevados e resulta em uma colcha de retalhos de estruturalmente muito diferentes habitats. Estes habitats podem ser floresta em diferentes estágios de degradação, ou pastagem. Este patchwork habitat é adicionalmente misturando com ruas e assentamentos. Todas estas estruturas podem modificar a circulação de aves. Particularmente nas regiões tropicais das montanhas, há má compreensão sobre como os pássaros responder a tais mudanças. Portanto, seguimos tordo de Swainson (Catharus ustulatus) e duas espécies residentes do sub-bosque (castanha-tampado Escova-passarinho buarremon brunneinuchus e cobertas de Streak virgaticeps Treehunter Thripadectes) em uma colcha de retalhos de floresta e de pastagem em uma região Sub-Andina de centro da Colômbia. Tordo de Swainson não teve dificuldades detectáveis atravessando uma área de pastagem. Castanha-tampado Escova-passarinho e espécies residentes (sub-bosque) cobertas de Streak Treehunter evitou fazer longos vôos e usado árvores isoladas e corredores próximos para facilitar o seu movimento. Fornecendo cercas vivas e árvores isoladas e manutenção de corredores podem melhorar a conectividade ajuda a conservação de espécies de aves em regiões com florestas fragmentadas.

    Melhorar o funcionamento do ecossistema através da conservação: ameaçado plantas aumentar o armazenamento de carbono local em florestas secas tropicais
    999-1008
    Juan C. Álvarez-Yépiz and Martin Dovčiak
    Espécies ameaçadas são geralmente o principal alvo para a ciência da conservação com uma abordagem centrada nas espécies que não considera seu papel funcional no ecossistema. Os autores deste estudo investigou como emblemático e espécies de plantas altamente ameaçadas, como as cicadáceas e palmeiras contribuir para o ecossistema função em uma floresta tropical sazonalmente seca. O estudo, localizada em uma Reserva da Biosfera do Homem e Biosfera Programa das Nações Unidas (MAB) mexicano, contribui para os esforços de uma outra iniciativa da ONU (REDD +: Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), que abrange o papel da conservação e gestão para aumentar os estoques de carbono das florestas nos países em desenvolvimento. Os autores descobriram que as espécies vegetais ameaçadas, mas localmente abundantes contribuiu até 20% para o total de carbono armazenado na biomassa florestal acima do solo. Um declínio na abundância de espécies de plantas ameaçadas poderia influenciar drasticamente o funcionamento do ecossistema e provisão de serviços ambientais além do armazenamento de carbono. As sinergias entre as iniciativas de conservação internacionais com objetivos que se sobrepõem, tais como o MAB e programas de REDD + devem maximizar os recursos e atender vários objetivos na conservação da biodiversidade, o funcionamento dos ecossistemas eo bem-estar humano.

    Uma avaliação dos dados da Lista Vermelha para o Cycadales
    1114-1125
    Paris N. Marler and Thomas E. Marler
    O comércio ilegal de vida selvagem tem sido identificada como uma grande ameaça para muitos animais no Brasil, e as aves são um dos grupos mais afetados. Usando informações de apreensões realizadas pelos órgãos ambientais ao longo de um período de 20 anos, este estudo investigou o comércio ilegal de aves selvagens no estado do Amazonas, Brasil. Os resultados mostraram que, pelo menos, 40 espécies de aves selvagens são comercializados no estado, que são usados como animais de estimação ou de alimentos. Durante o período de coleta, um total de 1.872 espécimes de aves foram apreendidas, o que corresponde a apenas 1,2% dos animais apreendidos, mostrando que o comércio ilegal de animais na Amazônia exibe um padrão diferente do que foi encontrado em outros estados brasileiros, dos quais o aves são o grupo mais apreendidos. Das espécies registradas, dez estão presentes em listas de espécies ameaçadas, evidenciando as implicações do comércio ilegal de conservação. Portanto, é imperativo a necessidade de adotar programas de educação nas escolas e nos meios de comunicação, bem como uma vigilância intensificada para prevenir o comércio ilegal de aves, a fim de controlar essa prática.

Research Articles
    Impacto da agricultura itinerante em florestas tropicais densas no sudeste Angola
    863-892
    Johannes Wallenfang, Manfred Finckh, Jens Oldeland and Rasmus Revermann
    Florestas tropicais secas são a característica tipo de vegetação natural do sudeste de Angola. Woodlands tem uma densidade relativamente baixa de árvores com muitos arbustos e gramíneas que formam a sub-bosque. A precipitação é sazonal e teor de nutrientes dos solos é muito baixa, o que é desvantajoso para a agricultura. Os pequenos agricultores superar essas más condições de derrubar e queimar a vegetação e depois de alguns anos de cultivo agricultores mudam para áreas circundantes porque a fertilidade do solo diminui rapidamente. Nós descrevemos a vegetação de uma floresta densa trato anteriormente não estudado, o que é preferido para a agricultura e compará-la com a floresta aberta circundante. Além disso, nós examinamos pousios na floresta densa para ver como a vegetação está se regenerando após a agricultura cessou. Descobrimos que a composição de espécies e estrutura da vegetação da floresta densa diferia muito da floresta aberta. A floresta densa é o preferido para a agricultura por causa de suas melhores condições do solo e maior quantidade de material vegetal que produz mais de cinzas adubação após a queima. Maior duração do uso da terra afeta negativamente a composição de espécies e diversidade de plantas, bem como o teor de nutrientes no solo. Num futuro próximo, a crescente demanda por terras agrícolas é susceptível de alterar a estrutura e composição das florestas densas fundamentalmente.

    Conhecimento, usos e práticas da palmeira licuri (Syagrus coronata (Mart) Becc..), Torno de áreas protegidas no nordeste do Brasil que mantêm as espécies ameaçadas de extinção Lear's arara (Anodorhynchus leari)
    893-911
    Wbaneide Martins de Andrade, Marcelo Alves Ramos, Wedson Medeiros Silva Souto, José Severino Bento-Silva, Ulysses Paulino de Albuquerque and Elcida de Lima Araújo
    Nós avaliamos os usos conhecidos e praticadas da palmeira licuri (Syagrus coronata) feitos porartesões em comunidades residentes próximas a áreas protegidas, que abrigam a ave arara azul de lear (Anodorhynchus leari) ameaçada de extinção, a qual se alimenta principalmente dos frutos dessa palmeira. Nosso estudo permitiu a identificação de 537 citações de usos que resultaram em 31 tipos de uso, distribuídos em quatro categorias: alimentação, artesanato, construção e agricultura. Nós encontramos uma forte correlação entre os usos conhecidos e praticados e também mostramos que a relação dos artesões com licuri é complexa, sendo sobretudo influenciada pela renda e idade dos mesmos. Dependo do grupo de artesões, a idade pode ter uma importância maior do que a renda para entendermos os usos praticados na comunidade. Os artesões obedecem à normativa de restrição do IBAMA para a coleta de apenas 3 folhas anual por planta. Todavia, os procedimentos para o tingimento da fibra envolvem outras espécies nativas da floresta. Este estudo mostra que as pessoas podem apresentar respostas adaptativas às restrições de coleta que pode aumentar os problemas locais de conservação, e também indica estudos que precisam ser feitos para ajustes das medidas governamentais de conservação do licuri na região.

    Pássaros em habitats recentemente restaurado no sul do Brasil: restauração passiva, nucleação e plantio de elevada diversidade
    912-939
    Huilquer Francisco Vogel, João Batista Campos and Fernando Campanhã Bechara
    Pensando nas condições ambientais existentes em uma propriedade rural convencional nos trópicos, utilizamos três tecnologias de restauração florestal com o objetivo de recompor uma área historicamente utilizada pela agricultura em uma paisagem agrícola no sudoeste do estado do Paraná, sul do Brasil. Foram implantados três métodos de restauração: a primeira foi baseada no isolamento da área contra distúrbios. O segundo foi feito utilizando o plantio de linhas de 70 espécies de árvores nativas. Por último, foi adotado um sistema de nucleação que utilizou: a inserção de poleiros e abrigos artificiais para atração de aves e outros animais, plantio de 24 espécies de árvores nativas em ilhotas, transplante de solo e sementes nativas entre outras técnicas catalizadoras de pequenos núcleos iniciais de vegetação. Nosso foco inicial foi analisar a capacidade das técnicas em atrair e servir como habitat para aves silvestres. Após um ano de monitoramento da avifauna, realizado no segundo ano após o início da restauração, foram registradas 58 espécies de aves, com maior biodiversidade no método que utilizou técnicas de nucleação. Deste modo, se o objetivo na restauração ecológica for maximizar a presença de uma avifauna diversa nos momentos iniciais da restauração, a nucleação é mais indicada, pois proporciona maior heterogeneidade de nichos ecológicos para promover o aumento da biodiversidade.

    Investigando as restrições sobre a sobrevivência dos orangotangos em todo Bornéu e Sumatra
    940-954
    Charlotte Carne, Stuart Semple and Julia Lehmann
    Os orangotango são altamente ameaçadas e sobreviver somente nas florestas húmidas fragmentadas de Bornéu e de Sumatra. Este papel utilizado uma técnica de modelagem para tentar identificar o que limita a capacidade dos orangotangos para sobreviver através destas ilhas. O modelo sugerido que o orangotango não pode sobreviver em áreas onde eles teriam de gastar um monte de tempo de descanso. Se disponibilidade de frutos é baixa, orangotangos pode ser forçado a comer um monte de alimentos de baixa qualidade, tais como folhas e cascas, que, em seguida, pode obrigá-los a gastar um monte de tempo de descanso, a fim de digerir. O modelo também forneceu suporte para a sugestão de que os orangotangos são forçados a viver sozinho, principalmente porque não seria possível encontrar comida suficiente e de alta qualidade para apoiar grupos maiores nas florestas tropicais relativamente improdutivas de Bornéu e de Sumatra. Finalmente, o modelo sugerido que os orangotangos são altamente vulneráveis a mudanças na qualidade do habitat ao longo de toda a sua gama, e que mesmo pequenas mudanças podem fazer o seu habitat inadequado para a sobrevivência. Isto enfatiza como os orangotangos estão perto da extinção.

    Bird community diversity in three habitat types in an ecological corridor in the Atlantic Forest of Misiones province, Argentina
    955-974
    Pássaro diversidade comunidade em três tipos de habitats em um corredor ecológico na Mata Atlântica da província de Misiones, Argentina
    A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais diversos e ameaçados do mundo devido à crescente desmatamento. Assim, restauração e conectividade de fragmentos florestais são cruciais para manter populações viáveis de espécies que dependem da floresta. Para fornecer recomendações de gestão de conservação, estudamos a diversidade de aves durante duas épocas (inverno e verão) em três tipos de habitat de um corredor ecológico em Misiones (Argentina), que representam diferentes níveis de floresta recuperação: floresta madura (MF), floresta secundária ( SF) e pastagem (G). Encontramos alta diversidade de aves em MF, seguido pelo SF e G. Quando analisamos a identidade de cada uma das espécies de aves registradas, descobrimos que pássaros BS são semelhantes às SF, ea maioria deles são espécies especialistas ou dependentes da floresta. No entanto, G mostrou diferentes espécies de aves de florestas, onde as espécies especializadas pasto e de borda foram as espécies mais comuns registrados. Além disso, a diversidade de aves no corredor estudadas resultou, principalmente, da diversidade em cada habitat, particularmente por MF (por causa de sua alta diversidade). Recomendamos, portanto, a preservação de ambos MF e recuperar SF devido à sua alta diversidade de aves ea presença de espécies, ameaçadas que dependem da floresta e de aves endêmicas, ea criação de corredores ecológicos entre remanescentes florestais protegidas de Mata Atlântica.

    Estradas através de parques nacionais: um estudo de caso de sucesso
    1009-1016
    Tim Caro
    Estradas através reservas e áreas selvagens são vistos como uma ameaça crescente para áreas protegidas especialmente nos trópicos, onde a infra-estrutura está se desenvolvendo rapidamente e biodiversidade é elevada. Normalmente considerações econômicas superam as preocupações ambientais e as estradas são construídas e atualizado. Mas neste estudo de caso em Katavi National Park, Tanzânia ocidental, a decisão de longo alcance foi feito para não atualizar estradas murram através do Parque. Apesar de informações específicas quantitativas sobre a potencial perda de árvores, o aumento do tráfego, as mortes na estrada, a cama e os efeitos adversos sobre o turismo documentado aqui, a decisão foi provavelmente feita por motivos ambientais e sócio-políticas gerais. Isto sugere que os cientistas de conservação precisam trabalhar em estreita colaboração com os políticos para alcançar resultados ambientais amigáveis em relação às rodovias tropicais.

    Taxonômica, espécies e grupo funcional diversidade de formigas em uma paisagem tropical antropogênica
    1017-1032
    Miguel Á. García-Martínez, Dora L. Martínez-Tlapa, Gibrán R. Pérez-Toledo, Luis N. Quiroz-Robledo, Gabriela Castaño-Meneses, Javier Laborde and Jorge E. Valenzuela-González
    Nas regiões altamente perturbados, a conservação da biodiversidade depende da proteção de áreas naturais e uma gestão adequada das áreas periféricas. Neste trabalho, comparamos o número de espécies de formigas entre os fragmentos de floresta tropical seca, a vegetação e gado secundário pasto, juntamente com a sua diversidade taxonômica (variação específica do supra) e sua representação por grupos funcionais (espécies com assentamento similar e hábitos alimentares). Nós capturamos 34,957 formigas pertencentes a 89 espécies. As faunas associadas a cada ambiente estudado foram diferentes, indicando que cada um desses ambientes é importante para a conservação de insetos a nível regional. Floresta tropical seca tinha o maior número de espécies e grupos funcionais, seguido por floresta secundária e pastagem. Espécies com hábitos especializadas foram mais freqüentemente encontrados na floresta, enquanto espécies generalistas dominado no pasto. Conservação dos fragmentos de vegetação natural em regiões perturbadas é importante para a conservação da biodiversidade, porque eles servem como um refúgio para espécies que não se encontram adaptados para outros ambientes. As áreas sobre a periferia das zonas protegidas também devem ser incluídos nas estratégias regionais de conservação a fim de aumentar o número de espécies ao nível da paisagem.

    Mudanças na diversidade de espécies de folha caduca e perene durante a recuperação natural seguintes corte raso em uma floresta mista subtropical evergreen-decídua latifoliadas da China central
    1033-1052
    Yongtao Huang, Xunru Ai, Lan Yao, Runguo Zang, Yi Ding, Jihong Huang, Guang Feng and Juncheng Liu
    A floresta mista subtropical evergreen-decídua folhosas na China tem sido amplamente perturbado pela atividade madeireira claro comercial. Examinando o processo de recuperação após corte raso é um passo importante para a conservação e gestão racional sustentável da floresta. No presente estudo, verificou-se que a diversidade global e dominância relativa de espécies perenes aumentou, enquanto aqueles para a decídua diminuiu com o processo de recuperação da floresta, apesar de a dominância das espécies de folha caduca atingiu o pico em estágio intermediário de sucessão. Mudanças na composição de espécies durante o processo de recuperação estavam intimamente relacionadas com o ambiente abiótico. Nosso estudo sugere que o corte raso mudou muito a diversidade ea composição do ecossistema da floresta subtropical. O registro claro comercial deve ser interrompido devido a seus impactos desastrosos sobre a biodiversidade, especialmente nas espécies perenes endêmicas. Nossos resultados revelaram que as espécies caducifólias podem rapidamente ocupar e dominar ambientes alterados, no entanto, as espécies perenes (uma grande proporção do que é espécies endêmicas locais) precisam de mais tempo para se recuperar após corte raso. A proporção relativa de verdes / espécies caducifólias poderia ser considerada como um importante indicador do grau de recuperação e poderia ser usado na tomada de estratégias de conservação e restauração da floresta mista de folhosas evergreen-decídua subtropical.

    A redução do desmatamento e melhoria da sustentabilidade nas cadeias de fornecimento de commodities: interações entre intervenções de governança e gado de certificação no Brasil
    1053-1079
    Helena Nery Alves-Pinto, Peter Newton and Luis Fernando Guedes Pinto
    O Brasil é um dos principais produtores mundiais de carne e, ao mesmo tempo, abriga grande biodiversidade. A expansão das pastagens é uma das principais causas do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa, fazendo com que governos, ONGs, e outras instituições tomem iniciativas para reduzir os impactos ambientais causados pela pecuária através da implementação de leis, incentivos, e melhoria das práticas. Uma iniciativa recente é a de certificar a produção sustentável da carne: os agricultores escolhem voluntariamente cumprir um rigoroso conjunto de normas ambientais e sociais e, em troca, ter seu produto rotulado com o certificado da Rainforest Alliance. Este trabalho teve como objetivo compreender se as leis, programas e iniciativas existentes irão complementar o programa de certificação, ajudando-o a ganhar escala. Entrevistas com especialistas de agências ambientais e da cadeia da pecuária mostraram que a combinação de mecanismos tem ajudado a aumentar a conformidade ambiental, melhorar as práticas desenvolvidas e monitorar o desmatamento. Em conjunto, elas podem ajudar produtores a atingir maior nível de sustentabilidade de forma que a certificação passe a ser uma opção viável para eles. Finalmente, uma maior coordenação entre os mecanismos reduziria ainda mais o impacto ambiental da pecuária no Brasil.

    Pássaros selvagens no comércio ilegal no Estado do Amazonas, Brasil
    1098-1113
    Carlos Augusto Rodrigues do Nascimento, Robson Esteves Czaban and Rômulo Romeu Nóbrega Alves
    O comércio clandestino da fauna silvestre tem sido apontado como uma das principais ameaças para muitos animais no Brasil, sendo as aves um dos grupos mais afetados. Esse estudo, utilizando informações de apreensões realizadas por órgãos ambientais durante um período de 20 anos, investigou o comércio ilegal de aves silvestre no estado do Amazonas. Os resultados evidenciaram que pelo menos 40 espécies de aves silvestres são comercializadas no Estado, as quais são usadas como animais de estimação ou para uso alimentar. Durante o período amostrado, um total de 1.872 espécimes de aves foram apreendidos, correspondendo a apenas a 1,2% dos animais apreendidos, evidenciando que o comércio ilegal de animais no Amazonas mostra um padrão diferente do que tem sido encontrado em outros estados brasileiros, onde as aves representam o grupo mais apreendido. Das espécies registradas, dez estão em categorias preocupantes em listas de espécies ameaçadas, evidenciando as implicações conservacionistas do comércio ilegal. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de adoção de programas educativos nas escolas e nos meios de comunicação, bem como a intensificação de fiscalização para impedir o comércio ilegal de aves, visando controlar essa atividade.

    Avaliação de relacionamentos de cauda branca cervo-habitat com dados espacialmente autocorrelacionados em florestas tropicais secas do centro do México
    1126-1139
    Carlos A. Yañez-Arenas and Salvador Mandujano
    Neste artigo mostramos que quando há qualquer padrão de dependência espacial nas estimativas locais de branco atado densidade população de veados, é necessário aplicar métodos de regressão espacialmente explícitos para avaliar a relação entre a densidade e as condições ambientais. Se nós empregamos métodos de regressão tradicionais sob esta circunstâncias, podemos obter resultados tendenciosos e misidentify quais são os fatores reais associados densidade do whit dos cervos.



Popular summaries
Reader comments are generally moderated. If you find something inappropriate, please contact Tropical Conservation Science.

The opinions expressed in reader comments are those of the author only, and do not necessarily reflect the opinions of other authors or Tropical Conservation Science.




   Tropical Conservation Science is an open-access e-journal that publishes research relating to conservation of tropical forests and other tropical ecosystems.

Volume 8: Issue 4
Table of Contents



All issues
Mar 2008
Jun 2008
Sep 2008
Dec 2008

Mar 2009
Jun 2009
Sep 2009
Dec 2009

Mar 2010
Jun 2010
Sep 2010
Dec 2010

Mar 2011
Jun 2011
Sep 2011
Dec 2011

Mar 2012
Jun 2012
Sep 2012
Dec 2012

Mar 2013
Jun 2013
Aug 2013
Sep 2013
Nov 2013
Dec 2013

Mar 2014
Jun 2014
Sep 2014
Dec 2014

Mar 2015
Jun 2015
Sep 2015
Dec 2015

Mar 2016
Jun 2016


Most downloaded
2008
2009
2010
2011
2012
All time


ADVERTISEMENT


SEARCH



Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.



About | Privacy
Copyright mongabay.com 2008-2014